O que são as abordagens teóricas da psicologia?
- Luís Henrique F. Michel
- 12 de dez. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de fev. de 2019
Não é algo que todos saibam, mas a psicologia é uma ciência composta por diversas abordagens teóricas. Sendo o homem um “objeto de estudo” complexo, é mesmo esperado que sua compreensão também se dê por variadas perspectivas. Afinal, seria muita presunção afirmar que se domina completamente a psique humana a partir de uma determinada teoria (e que todas as demais estão erradas, não tendo nada para contribuir).
Cada abordagem ou linha teórica da psicologia deve responder perguntas básicas sobre quem é o homem e como este se relaciona com o mundo. A partir dessas questões fundamentais, essas teorias devem se organizar de modo coerente, criando conhecimento de maneira científica. A aplicação desse conhecimento - ou seja, a intervenção - deve ocorrer mantendo essa coerência. É por isso também que não se deve “misturar” intervenções de abordagens diferentes, nem unir uma teoria à outra: porque, em muitos casos, elas se contradizem (o que não quer dizer que não deva existir diálogo entre as diversas linhas teóricas, o que é sempre uma rica possibilidade de aprendizagem).
Quando se procura por psicoterapia, é possível perguntar ao terapeuta qual é a sua abordagem teórica (gestalt-terapeuta, behaviorista, junguiano...). No entanto, devo dizer que isso mais importa ao psicólogo do que ao cliente/paciente. É fundamental que esse profissional saiba manter uma coerência no trabalho que realiza e justificar as intervenções que faz. É claro que isso terá alguma interferência no andamento da sessão. Mas não é o mais importante! Todas as linhas teóricas da psicologia são eficazes. Mas isso é assunto para um outro texto...





Comentários